MAIS LIDAS

    postado em 18/05/2025 11:06

    O programa Roda de Samba deste domingo (18), ao meio-dia na Rádio Nacional (EBC), entrevista Marquinhos de Oswaldo Cruz (63 anos). O cantor, compositor e ativista cultural lançou neste ano o álbum Agbo Ato, pela gravadora Deckdisc, e o livro Trem do Samba: memórias vividas e sonhadas, pela editora Letra Capital.

    O álbum já disponível nas plataformas digitais traz sambas inéditos e canções antigas por meio dos quais Marquinhos de Oswaldo Cruz conta sua história e faz a defesa do samba de raiz da Portela. O livro mistura relatos pessoais e crônicas que narram a criação do Trem do Samba.

    Marquinhos se considera um “operário do samba” e essa militância o pôs à frente de diferentes projetos para a divulgação da música feita nas periferias do Rio de Janeiro e para celebrar a cultura afro-brasileira na cidade. Além do Trem do Samba, ele criou a festa gastronômica chamada “Feira das Yabás”

    Ao tratar de projetos culturais e das músicas do novo disco, Marquinhos de Oswaldo Cruz conta no programa como mudou sua visão sobre as origens do samba, não atribuindo mais a alguma região ou etnia específica da África, mas à miscigenação entre africanos que ocorreu no Brasil desde o período colonial e de exploração do trabalho escravo.

    Roda de Samba

    O programa Roda de Samba é veiculado aos domingos em rede nas onze emissoras da Rádio Nacional e posteriormente é distribuído na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). 

    O programa é produzido em parceria pela Agência Brasil e pela Rádio Nacional, e traz semanalmente entrevistas com cantores, compositores, escritores, cineastas e intelectuais sobre o universo e o imaginário do samba.

    Serviço

    Programa Roda de Samba

    Quando: Todo domingo, ao meio-dia

    Onde: Na Rádio Nacional da Amazônia (OC 11.780 kHz e 6.180 kHz), de Brasília (AM 980 KHz e FM 96,1 MHz), de Foz do Iguaçu (FM 90,1 MHz), Recife (FM 87,1 MHz), Rio de Janeiro (AM 1.130 KHz e FM 87,1 MHz), São Luís (FM 93,7 MHz), São Paulo (FM 87,1 MHz) e do Alto Solimões (FM 96,1 MHz).

    Visite a página do programa e escute todos episódios.

    Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:

    Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. Clique aqui e saiba mais.