MAIS LIDAS

    postado em 29/05/2025 20:02

    A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu nesta quinta-feira (29) o advogado e escritor José Roberto de Castro Neves para ocupar a cadeira 26, sucedendo Marcos Vilaça, que faleceu em março deste ano.

    Foi eleito com 27 votos, contra sete recebidos pelo escritor e editor Rodrigo Lacerda.

    Castro Neves é professor de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). É autor de 18 livros sobre história, literatura e direito, com vendas que totalizam cerca de 200 mil exemplares.

    Como os advogados salvaram o mundo, Medida por medida, Direito em Shakespeare, Os grandes julgamentos da História e Ozymandias são algumas de suas obras.

    “É um estudioso da língua portuguesa e tem livros que tratam da influência da literatura em diversos campos. Certamente, vai nos ajudar nesta fase em que estamos explorando a variedade da importância da língua portuguesa. José Roberto é uma pessoa indicada para nos ajudar a aprofundar estes estudos”, disse o presidente da ABL, Merval Pereira, sobre o novo imortal. 

    O acadêmico Carlos Nejar parabenizou a academia pela escolha de José Roberto Castro Neves.

    “Escritor, jurista, e sobretudo um intérprete de Shakespeare. Também um estudioso da relação entre literatura e direito e autor de muitos livros. Penso que ele vai somar nesta Casa. Trabalhando em prol da nossa cultura, como tem feito de maneira solitária e solidária.”

    Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:

    Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. Clique aqui e saiba mais.