Wikipédia é considerada um dos maiores serviços de enciclopédia online do mundo. O projeto, que nasceu em 2001 e completa 25 anos em 2026, está entre os dez sites mais acessados do planeta."> Wikipédia é considerada um dos maiores serviços de enciclopédia online do mundo. O projeto, que nasceu em 2001 e completa 25 anos em 2026, está entre os dez sites mais acessados do planeta."> Wikipédia é considerada um dos maiores serviços de enciclopédia online do mundo. O projeto, que nasceu em 2001 e completa 25 anos em 2026, está entre os dez sites mais acessados do planeta.">

MAIS LIDAS

    postado em 03/01/2026 11:09

    O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, denunciou um "ataque criminoso" dos Estados Unidos contra a Venezuela neste sábado, afirmando que "nossa #ZonaDePaz está sendo brutalmente atacada".

    A declaração - divulgada por meio de sua conta nas redes sociais - faz parte de uma condenação regional à agressão militar direta contra o território venezuelano.

    "Terrorismo de estado contra o bravo povo venezuelano e contra a nossa América", declarou o presidente de Cuba, país que vive sob embargo econômico dos Estados Unidos.

    Díaz-Canel exigiu uma "resposta urgente da comunidade internacional" aos ataques realizados na madrugada de hoje, na cidade de Caracas. Sua declaração está alinhada à do ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, que condenou veementemente a contínua agressão militar dos EUA contra a Venezuela.

    "Os bombardeios e atos de guerra contra Caracas e outras localidades do país são atos covardes contra uma nação que não atacou os EUA nem qualquer outro país", afirmou o ministro das Relações Exteriores em sua publicação.

    Agressão

    Da mesma forma, o primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz denunciou a agressão em suas redes sociais, unindo-se às condenações feitas na região em relação à crescente ameaça militar.

    "Os ataques contra Caracas e outras localidades exigem a mobilização urgente da comunidade internacional para defender a América Latina e o Caribe como uma Zona de Paz", compartilhou o ministro nas redes sociais.

    O governo venezuelano confirmou uma agressão militar "muito grave" dos EUA contra locais civis e militares nos estados de Miranda, Aragua, La Guaira e na capital, Caracas.

    Em resposta à situação, as autoridades ordenaram o "desdobramento imediato do Comando de Defesa Integral da Nação e dos Órgãos de Direção de Defesa Integral em todos os estados e municípios do país", segundo um comunicado divulgado pelo governo venezuelano.

    Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:

    Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. Clique aqui e saiba mais.