Entretenimento

MAIS LIDAS

    postado em 11/01/2026 08:21

    O Brasil se despede hoje de um de seus maiores contadores de histórias. Morreu neste sábado (10), no Rio de Janeiro, o autor Manoel Carlos, aos 92 anos. Conhecido carinhosamente como Maneco, o escritor foi o responsável por elevar o cotidiano carioca ao status de arte clássica, transformando o bairro do Leblon no cenário mais famoso da televisão brasileira.

    A causa da morte não foi divulgada oficialmente pela família, mas o autor vinha mantendo uma rotina discreta em seu apartamento no Rio nos últimos anos, cercado por livros e familiares.

    Com mais de 60 anos de carreira, iniciada na TV Tupi e consolidada na Rede Globo, Manoel Carlos deixa um vácuo no gênero crônica. Sua última novela foi Em Família (2014), encerrando o ciclo de suas Helenas com Julia Lemmertz, filha da sua primeira protagonista.

    “Eu não escrevo novelas, eu escrevo a vida. E a vida é feita de encontros, desencontros e muito amor“, disse o autor em uma entrevista histórica ao Memória Globo. O velório de Manoel Carlos está previsto para ocorrer no Memorial do Carmo, no Rio, em cerimônia aberta ao público, onde fãs e amigos poderão prestar as últimas homenagens ao homem que fez o Brasil se apaixonar pelo cotidiano.

    Você está lendo um conteúdo originalmente publicado no Observatório da TV. Confira mais em: https://observatoriodatv.com.br

    Veja também:

    Filme canadense acompanha ex-snowboarder presa a segredos após acidente

    BBB 26: Conheça os pipocas confinados nas Casas de Vidro do Sudeste e Sul

    Saiba qual é a situação até o momento de Três Graças no ibope

    Tags

    #92

    Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:

    Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. Clique aqui e saiba mais.